Outubro Rosa e Novembro Azul

0

Na década de 1990, nasce o movimento conhecido como Outubro Rosa, para estimular a participação da população no controle do câncer de mama.

A data é celebrada anualmente, com o objetivo de compartilhar informações sobre o câncer de mama, promover a conscientização sobre a doença, proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e de tratamento e contribuir para a redução da mortalidade.

Em Novo Progresso a Secretaria de Saúde torna a campanha mais abrangente conscientizando sobre a saúde da mulher de uma forma mais ampla.

Os trabalhos dão início com a Coleta de PCCU que será realizada de acordo com a rotina de cada unidade.

SEGUNDA FEIRA: Unidade de Saúde da Família (USF) Dr. Henrique Lima de Menezes no bairro JD Planalto e USF Jardim América

TERÇA FEIRA: USF Dr. Isaías A. Pinheiro no bairro Juscelândia.
DIA 26.10, 2ª CAMINHADA no Lago Municipal as 17hs, organizada pela CASAI (Casa de Saúde Indígena) e apoiada pela SEMSA.

O dia D será 27.10 das 7:00 as 17hs (Sem intervalo p/ almoço) nos seguintes pontos:

  • Unidade de Saúde da Família Jardim América, que será organizado pela Secretaria Municipal de Saúde .
  • Unidade de Saúde da Família Dr. Isaías A. Pinheiro no Bairro Juscelândia (próximo a delegacia civil) organizado pelas Equipes de Saúde da Família
  • Unidade de Saúde da Família Dr. Henrique Lima de Menezes no bairro Jardim Planalto organizado pelas Equipes de Saúde Bucal

Estarão disponíveis os serviços de coleta de PCCU, avaliação da mama, consulta médica, atendimentos odontológico e atualização do cartão nacional de saúde (CNS).

Os homens do nosso município também serão lembrados pela Secretaria de Saúde com a campanha NOVEMBRO AZUL, que é uma campanha de conscientização em especial, aos homens para conscientização a respeito de doenças masculinas com ênfase na prevenção e no diagnóstico precoce do câncer de próstata. O movimento surgiu na Austrália em 2003 aproveitando as comemorações do Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, realizado a 17 de novembro.

No Brasil, o Novembro Azul foi criado pelo Instituto Lado a Lado pela Vida, com o objetivo de quebrar o preconceito masculino de ir ao médico e quando necessário fazer o exame de toque e obteve ampla divulgação. em 2014 o Novembro Azul ganhou mais ênfase com a iluminação de pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras) e adesão de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), ativações em estádios de  futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares. No dia 06 de Novembro A Secretaria Municipal de Saúde de Novo Progresso em parceria com o Lions Club, Instituto Avon e Secretaria de Educação realizará uma ação chamada de Outubro Rosa e Novembro Azul que trabalhará a melhoria na Saúde de Homens e Mulheres do nosso município.

O local será na Escola Valdomiro Mendes Rodrigues a partir das 14 horas com os serviços de:

  • Palestra Saúde da Mulher e do Homem;
  • Avaliação da mama;
  • Coleta de PCCU;
  • Coleta de material para exame de Próstata (PSA);
  • Consulta Médica;
  • Consulta Nutricionista;
  • Consulta Psicóloga;
  • Atualização do Cartão Nacional da Saúde (CNS);
  • Bingo e sorteio de brindes

Compartilhar:

Os comentários estão fechados.

Acessibilidade